Obesidade e Câncer: Existe relação?

obesidade x cancer

Embora a obesidade esteja relacionada a fatores genéticos é fortemente influenciada por hábitos alimentares e sedentarismo e, embora muitos não saibam, é sim um fator de risco importante para o câncer e outras doenças crônicas que vêm, crescentemente, atingindo os brasileiros.

A médica endocrinologista e nutróloga, Dra. Vânia Assaly explica qual relação entre a obesidade e o câncer:

Quanto à relação entre a obesidade e o câncer, é importante avaliarmos essa questão que enquanto temos a obesidade, temos alguns mecanismos de resistência à insulina presentes (mas não é toda a obesidade que tem resistência à insulina). A obesidade traz dois aspectos, a inflamação e a insulina alta, os dois juntos ou cada um separadamente.

Esses dois elementos são gatilhos para a multiplicação celular e para a promoção de câncer. A obesidade é, então, um fator adicional para a incidência do câncer. Os tumores da parte intestinal, mama e próstata são muito mais incidentes em pacientes com obesidade. Os tumores hormônio dependentes também.

A célula adiposa produz hormônios e modifica os esteroides sexuais, que vão com uma informação trópica somados ao nível de insulina, que é um fator de crescimento. Na obesidade nós temos fígado com sobrecarga de gordura, sistema hepático congestionado, inflamação dos adipócitos e, em geral, alteração na microbiota intestinal, ou composição da flora intestinal (também modificando os metabólitos finais da detoxicação dos hormônios, ou seja, nosso sistema de eliminação de hormônios também sofre). Vale lembrar que temos a microbiota através da amamentação e, na vida, nós vamos modificando-a com as ‘bobagens’ que ingerimos, como o açúcar, o refrigerante entre outros.

Nesse contexto vamos criando uma microbiota viciada, que se alimenta desses elementos e vai fermentando a dieta e trazendo uma modificação na metabolização dos hormônios. Essa obesidade, com microbiota alterada, insulina alta e congestão hepática, traz um conjunto que culmina em modificações promotoras do câncer ou de um sistema que não traz saúde hormonal.

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/entrevista-obesidade-e-cancer-existe-relacao/5247/8/

#draraphaelaramalheiro #obesidadexcâncer #cuidados #fiqueatento #medica #nutrologia#projetovidasaudavel #comidadeverdade#gastronomiafuncional #saude #bemestar