Inflamação Crônica Subclínica

POST 1A inflamação é vital para a homeostase (equilíbrio do nosso corpo).

A inflamação aguda é a resposta do nosso organismo ao trauma, lesões, infecções e estresse. Em resposta ao agente agressor, citocinas são então liberadas, modulando os sistemas de defesa e reparo.

A Inflamação Crônica Subclínica é a causa e a consequência primária do que costumamos conhecer como doenças “inevitáveis” da velhice.

A inflamação aguda, permite-nos sobreviver ao trauma. A inflamação crônica está nos matando lentamente.
A origem da inflamação crônica se dá pelo estresse oxidativo; excessiva toxicidade ambiental; infecção; desequilíbrio hormonal; dramáticas mudanças nos estilos de vida: sedentarismo, gordura visceral, estresse crônico, radicais livres em excesso, dietas com carboidratos com altos índices glicêmicos, gorduras trans, excessiva ingestão de gorduras ômega 6, dieta hormonalmente incorreta, hipertensão.

Ou seja, não interessa apenas se seus níveis de colesterol e triglicerídeos estão dentro da faixa de normalidade, pois muitas pessoas infartam sem alteração nesses parâmetros.
A inflamação é a principal resposta que une todos esses elos: Aterosclerose, Doenças Coronarianas; Doenças Cérebro- Vasculares; Alzheimer; Câncer; Lupus/Doenças Auto-Imunes; Obesidade; Sedentarismo; Declínio dos Eicosanóides Ômega 3; Aumento dos Eicosanóides Ômega 6; Diabetes, Resistência a Insulina; Síndrome Metabólica; Deficiências Hormonais; estresse Físico e Mental.

A Anti-inflamação é saúde e bem estar.
O tratamento começa com mudança de estilo de vida, incluindo alimentação, atividade física, manejo do estresse e melhora do sono, além de suplementação individual baseada em história clínica e exames.

Fonte: Grupo Longevidade Saudável, Reverse Heart Desease Now e The Great Cholesterol Myth.